Disney | Uma marca de referência

Uma das marcas mais influentes e conhecidas em todo o mundo

Rita Calçarão
7 min readMar 25, 2021

Magia e emoção. Princesas, heróis e vilões. Histórias surpreendentes e de encantar. Easter eggs. Parques temáticos. São algumas das coisas que fazem da Disney algo tão distinto e único.

“Now, think of the happiest things. It’s the same as having wings.” — Peter Pan (Peter Pan)

Várias personagens dos filmes de animação da Disney

Quem se lembra de crescer com os filmes da Disney e de os ver em cassetes VHS?
A Branca de Neve e os 7 anões, O Corcunda de Notre Dame, Bambi, 101 Dálmatas, Hércules, Tarzan, O Livro da Selva, Aladdin, As Aventuras de Peter Pan, A Pequena Sereia, Pocahontas, Lilo e Stitch, Pinóquio, O Rei Leão, A Dama e o Vagabundo, A Pequena Sereia e A Bela e o Monstro? Podia estar aqui o dia todo, porque realmente não dá para escolher os melhores!

Lembram-se como nos sentíamos? A Disney oferece emoções e sensações, faz com que o público sinta que faz parte de algo, é uma indústria cinematográfica para todas as idades e que abrange todas as culturas. Por exemplo, as personagens principais do filme de animação do Aladdin são de etnia árabe; A Mulan tem como personagem principal uma guerreira de etnia chinesa baseado na lenda chinesa Hua Mulan; A personagem principal em Moana é de etnia polinésia; A Pocahontas foi o primeiro filme de animação inspirado numa personagem real — uma índia norte-americana; No filme A Princesa e o Sapo foi a primeira animação do estúdio protagonizada por uma princesa de etnia africana; e a personagem principal do filme da Lilo e Stich é uma menina havaiana.

Princesas dos filmes de animação da Disney

Coisas que provavelmente não sabias ou não reparaste nos filmes da Disney

Da esquerda para direita: Mrs. Potts e Chip no filme “Tarzan”; Lilo no filme “O Planeta do Tesouro”; Dumbo no filme “Lilo e Stitch”; Sebastião no filme “Aladdin”

Como em tudo o que retrata o mundo da Disney, cada detalhe e pormenor são importantes, e nos filmes as coisas não são diferentes. Os tão conhecidos Easter Eggs são surpresas escondidas nos filmes de animação, e pode ser uma personagem ou mesmo um objeto de outro filme. Esta brincadeira acaba por nos levar a estar ainda mais atentos aos pormenores dos filmes como se fosse uma caça ao tesouro.

“Venture outside your comfort zone. The rewards are worth it.” — Rapunzel (Tangled)

Muito mais do que filmes de animação

Se pensarmos na Disney enquanto marca, e pensarmos no marketing da empresa, percebemos que até esse é construído para nos fazer sonhar e fantasiar. O facto de estarmos a lidar com sonhos, contos de fadas e personagens fictícias, puxa o lado emocional que desperta a atenção antes da compra — é chamado de marketing experimental, deixando de parte o lado racional e lógico, e isso acaba por nos levar a ver os filmes, comprarmos tudo o que esteja relacionado com a marca — não só brinquedos, como merchandising (desde posters a camisolas), e ainda querer visitar os parques temáticos espalhados pelo mundo.

O Diferencial da Disney

Há vários fatores responsáveis pelo sucesso da Disney, não fosse esta a empresa de entretenimento mais admirada do mundo. Estes são:

  • A fidelização mantém os clientes atuais, faz com que estes voltem e ainda há possibilidade de que estes comuniquem com novos clientes;
  • A experiência emocional — a principal política de marketing da empresa é encantar os funcionários e os clientes, transformando estes últimos em fãs. Assim, se a Disney conseguir satisfazer os seus clientes, claramente eles irão voltar, e isso é o que guia o modelo de gestão da Disney.
  • Segundo Walt Disney os funcionários são tratados como se fossem o cast do filme, ou seja são as estrelas nos postos de trabalho e a empresa é como se fosse um palco. O cast é parcialmente responsável pela satisfação dos clientes, também chamados de convidados ou guests. O cast tem de reunir características e qualidades como a simpatia, a vontade de atingir objetivos, e tem de saber que o trabalho em equipa é o segredo para tudo dar certo.

“In every job that must be done, there is an element of fun.” — Mary Poppins (Mary Poppins)

A Disney é uma grande referência para todos os negócios, e apesar de ter nascido como um estúdio de produção de desenhos animados, em 1955 diversificou os seus negócios e hoje atua em vários segmentos. São eles:

  1. The Walt Disney Studios
Coleção de estúdios cinematográficos da The Walt Disney Studios

Com atualmente 97 anos, é responsável pela divisão de cinema em que engloba uma coleção de estúdios como a Disney, Walt Disney Animation Studios, Pixar Animation Studios, Marvel Studios, Lucasfilm, 20th Century Studios, Searchlight Pictures e Blue Sky Studios; pela divisão de teatro, sendo a casa da Disney Theatrical Productions, produtora de espetáculos teatrais de classe mundial; e pela divisão de música da Disney.

2. Parks, Resorts and Experiences

Inauguração do parque Disneyland Resort em 1955

O primeiro parque abriu em 1955 na Califórnia, chama-se Disneyland Resort e foi visitado por cerca de 50 mil pessoas.

O segundo parque abriu em 1971 uns anos depois de Walt Disney falecer. Inicialmente era para se chamar Disney World, mas Roy, irmão e sócio de Walt, decidiu homenageá-lo dando o seu nome ao parque— Walt Disney World.

Já o Tokyo Disneyland Resort abriu em 1983, e este é propriedade de outra empresa — The Oriental Land Company, que pertence a um conjunto de empresas japonesas, e paga uma licença à Disney pelas personagens. Este parque e o Tokyo DisneySea são os únicos parques da Disney que não são propriedade da The Walt Disney Company, no entanto a mesma tem controlo sobre a parte criativa e funcionam de acordo com os restantes parques.

Mickey e amigos na Disneyland Paris

O parque de Paris abriu em 1992. Inicialmente chamava-se Euro Disney Resort, e mudou 4 vezes de nome até ficar Disneyland Paris. Mesmo ao lado deste parque, em 2002, é construído o Walt Disney Studios, relacionado com o cinema.

Na Ásia, o Hong Kong Disneyland Resort, abriu em 2005. Para evitar qualquer problema de caráter cultural, a The Walt Disney Company incorporou na construção do resort, a cultura, os costumes e as tradições da China.

Mais recentemente, em 2016, foi construído o Shanghai Disney Resort, que além de resort é também parque temático, construído pela Walt Disney Parks and Resorts na China.

Disney Vacation Club e Disney Cruise Line

A Walt Disney Parks and Resorts tem ainda o Disney Vacation Club, com um complexo de hotéis da Disney fora dos resorts, no Havai.

A Disney também oferece um serviço de guia de viagens pelo mundo, chamado Adventures by Disney, e ainda a própria linha de cruzeiros, Disney Cruise Line, que inclui 4 navios com rotas diferentes. Os navios partem da ilha Castaway Cay, nas Caraíbas.

3. Disney Consumer Products e Interactive Media

Loja de Nova Iorque da Disney

Vende todos os produtos da marca — produtos inovadores e tecnológicos como brinquedos, peluches, camisolas, pijamas, livros, porta-chaves, apps, jogos para consola, etc, com personagens como o Mickey Mouse entre outras. É também responsável pelo e-commerce ShopDisney e pelas 200 lojas da Disney em todo o mundo.

4. Media Networks

Inclui redes de televisão como ESPN, ABC e os canais da Disney.

“Our fate lives within us. You only have to be brave enough to see it.” — Merida (Brave)

O mais recente lançamento da Disney

Sim, é um sonho concretizado, finalmente uma plataforma streaming só com conteúdos da Disney.

Recuando 4 anos, o CEO da Disney comunicou discretamente que todos os títulos animados iam ser retirados da Netflix e de todos os outros concorrentes. Mais tarde, acabou por se saber que a Disney estava a planear entrar no mercado de serviços de Internet com o Disney Plus e o que chocou mais os concorrentes e a própria Netflix foi o valor da assinatura, que no caso é bem mais barata do que a da Netflix, e também melhor pelo formato 4K, Dolby Vision e Dolby Atmos, mesmo como se estivéssemos no cinema.

Disney Plus vs Netflix

A Disney tem muito conteúdo, na verdade tem cerca de 100 anos de conteúdo, o que acaba por se tornar bastante competitivo para as restantes plataformas. Tem mais de 500 filmes e mais de 7500 programas. Além disso é ainda detentora — estrategicamente por forma a aumentar as receitas, da Marvel, Star Wars, PIXAR, The Simpsons e até Modern Family. E todos estes conteúdos estão disponíveis na Disney Plus!

“Today is a good day to try.” — Quasimodo (The Hunchback of Notre Dame)

Sabias que…

Suíte exclusiva dentro do Castelo da Cinderela

Há um quarto escondido no Castelo da Cinderela? Sim!
No parque Walt Disney World há uma suíte exclusiva, que foi construída para o Walt Disney e para a família quando visitassem os parques de Orlando, mas ele morreu antes de inaugurarem o Magic Kingdom.
Atualmente só é reservada para ocasiões especiais, mas em 2005 esteve disponível como prémio durante a celebração do The Year of a Million Dreams que ocorreu em todos os parques temáticos da Disney.

“All our dreams can come true, if we have the courage to pursue them.” — Walt Disney

--

--